Vinícius de Paula

Vinicius de Paula é um escultor, pintor e desenhista que tem na figura feminina sua fonte recorrente de inspiração, assim como muitos artistas que buscam a forma, os contornos da materialidade física. Incomum, porém é a sua compreensão quase lírica da alma feminina. A admiração pelas mulheres que em diferentes períodos da história, iluminaram o mundo com seus talentos e personalidades, das etnias antigas às mais modernas, tornam diferenciada a sua caminhada artística.

Nas palavras do artista:
“As mulheres já nascem com sabedorias diversas sobre céus e rios, sobre deuses e ritmos da música do mundo. Promovem nascimentos e transformam coisas em adornos para estarem ainda mais formosas. São estrelas e sóis que iluminam a vida e inventam as texturas do prazer e alegria.”

Uma forma recorrente em seus desenhos são os totens de figuras femininas, que representam a soma de seus poderes de deusas, o suporte e a parceria que surge naturalmente das relações de maternidade, amizade, amor e se fortalece nas adversidades.

O artista desenvolveu a técnica de pintura com carvão e pastel sobre a rusticidade do papel kraft. Esse novo trabalho é o resultado do aprimoramento técnico que vem cultivando ao longa da vida, transformando a percepção desse universo sensível em arte. O carvão tem um porquê:

“CARVÃO É O FIM - CARVÃO É O INÍCIO
É o resultado de uma febril, injusta e inglória batalha que a natureza trava com a civilização. É o derradeiro subproduto de um passado de madeira, seiva e sombra fresca. Transformá-lo em arte parece ser o justo destino, para que se possa admirar a nobreza de sua essência e a grandeza de seu desígnio. Não travo aquela batalha diária contra o fundo branco. Já saio em vantagem, pois minha tela é da cor de canela, é morena jambo, da cor do pecado, parda, cabocla ou mameluca. Com essas duas matérias físicas reunidas: carvão sobre cartão cru, resta somente o amálgama das ideias, texturas e grafismos.”

Com esses elementos poéticos e sui generis, Vinicius desenvolveu um conjunto de obras onde procura representar a alma feminina, acrescentando o ritmo dos grafismos e um repertório de texturas originários do arcabouço cultural de diferentes etnias.

 

Contatos:

Vinicius de Paula

Email: vinicius@vipdesign.art.br

Instagram: @depaula.vinicius

Whatsapp: +55 11 992521753

Cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP 
Cursou Design de Joias no Istituto Lorenzo di Medici – Florença – Itália;

Foi aluno ouvinte na disciplina de História da Arte Antiga, prof. Luís Munari na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP;
Foi aluno ouvinte na disciplina de Geometria e perspectiva, prof. Jorge Carvajal na ECA-USP;

Participou de diversos cursos livres do MAC - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo – entre eles, História da Arte e Surrealismo;
Workshop sobre máscaras venezianas e grupos de trabalho em escultura, com Donato Velleca, escultor e carnavalesco;
Vivenciou a arte NAÏF brasileira no nordeste do país, em oficinas de xilogravura para produção de livretos de cordel e também no ateliê do pintor cearense Chico da Silva.

 

Desenvolveu carreira como Diretor de Arte em agências de publicidade em São Paulo e no Ceará (DPZ, SGB, Mark, ZPP e outras) e editoras (Abril, Azul), tendo sido vencedor de 3 edições do Prêmio Colunistas N/NE (Abracomp) e Profissionais do Ano N/NE (Globo) na categoria criação.

Foi Content Manager da Interare do Brasil, subsidiária da Think Chain Inc. Co. tendo trabalhado em Nova York e no Brasil gerenciando o desenvolvimento de conteúdo para plataformas digitais.

Atualmente, desenvolve e coordena projetos culturais em arte digital, literatura, turismo histórico e música, além de manter uma produção constante de pinturas, desenhos e esculturas, participando de exposições e concursos:

 

 

  • Obteve Menção Honrosa no Concurso Revista Bolsa de Valores do Rio de Janeiro com ilustração de capa. Título: Efervescência;
     

  • Participou da exposição coletiva 8º Show Anual Fuji Studio – Joias e Objetos de Arte - Florença – Itália;
     

  • Foi artista premiado nas XIX e XX Mostras de Arte da Granja Viana – Centro Brasileiro-Britânico – Pinheiros – SP, em 2006 e 2006;
     

  • Expôs na galeria Choque Cultural – São Paulo – Exposição Coletiva de Arte Erótica, em 2006;
     

  • Expôs na galeria Casa da Xiclet - São Paulo – (Mostra paralela à XXVI Bienal) - Nu descendo a escada – homenagem a Marcel Duchamp;
     

  • Participou da XXVII Bienal de São Paulo no trabalho coletivo e itinerante “Sabores e Línguas” do artista catalão Antoni Miralda, com a obra: prato/escultura Mani Ira (Deusa ligada à cultura da mandioca, principal alimento indígena do Brasil)

- A obra hoje permanece no Food Institute – Barcelona – Espanha;
 

  • Participou do Street Show Cores do Brasil – 2011 – Coletivo ao vivo no vão livre do MASP – São Paulo – Promovido pelo Comitê Brasileiro de Cores.
     

  • Fez exposição individual no Clube Alto dos Pinheiros - SP – Dez/2018 – Mulheres de Carvão – 12 trabalhos em carvão sobre cartão kraft – Trabalhos inspirados em mulheres que transformaram a sociedade em que viveram.
     

  • Atualmente participa de uma série de exposições coletivas na Europa:
    - Festival Latino Americano de Arte 2019 (Lateinamerikanisches Kunstfestival – 2019) – Mi Barrio - Viena, Austria – out./nov. 2019.
    - Projeto Porto Poético – Porto, Portugal – jan./fev. 2020
    - Carrousel do Louvre – Paris, França – abril/2020

Contato:

Vinicius de Paula

vinicius@vipdesign.art.br

Instagram: @depaula.vinicius

Tel.:11-99252 1753 (WhatsApp)

Subscribe to Our Newsletter